Cidades

Itaboraí celebra o folclore brasileiro

Foto: Sandro Giron/Prefeitura de Itaboraí/Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo realizará nesta quarta e quinta-feira (21 e 22), a semana do Folclore em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro que é celebrado anualmente em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas.

De acordo com o subsecretário de Cultura e Turismo, Deivid Antunes a Folia de Reis é uma manifestação cultural e festiva, classificada como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

“Itaboraí já possuiu mais de 10 Folias de Reis. Hoje só existem 2 que resistem bravamente, ambas sediadas no bairro da Reta Velha. Essa apresentação demonstra parte do importante Patrimônio Imaterial que o município possui. Os grupos das Bandeiras Estrela do Oriente I e Estrela do Oriente II mantêm viva essa tradição cultural na cidade de forma heroica”, afirmou Deivid.

Confira a programação que será gratuita e aberta a toda população:

Na quarta-feira (21/08), às 10h, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo receberá o Projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto" com contação de histórias com Suzana Braga. Na parte da tarde, às 15h, a contação de histórias será com o músico, escritor e poeta, Tio Pablo.

A Igreja Matriz de São João Batista, que fica próximo a Praça Marechal Floriano de Peixoto, no Centro, a partir das 17:30h, receberá uma apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente I.

Já na quinta-feira (22), às 10h, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo ocorrerá o Projeto "Quem conta um conto, aumenta um ponto" com contação de histórias com Suzana Braga.

< Operação integrada no Salgueiro apreende fuzil Jovem baleado na orla de Icaraí recebe alta <